Sobre

E-BOOKS - LIVROS ELETRÔNICOS

 

Série Linguagem, falantes e contexto.

 

Coordenador da série: Anderson Nowogrodzki da Silva (UnB)

 

APRESENTAÇÃO

Esta seção de nosso site é dedicada à publicação de livros eletrônicos, (e-books). Como sabemos, publicar livros pelo modo tradicional (em papel) é bastante oneroso, tanto financeira quanto ecologicamente. Financeiramente, porque exige um investimento muito grande em trabalhos gráficos, em papel e, o que é pior, depois de publicado o autor e/ou a editora fica/m com um monte de livros empilhados e sem saber o que fazer com eles. Além dos custos econômico-sociais e em termos de danos à natureza, mediante a derrubada de árvores, um dos maiores problemas é a distribuição. As distribuidoras tradicionais abocanham mais de 50% do valor dos livros que distribuem. 

Por esses e outros motivos decidimos abrir uma seção no site dedicada a livros eletrônicos. Os custos para essa forma de publicação são mínimos, pois o espaço virtual está sempre disponível. Basta o autor produzir o livro, formatá-lo e inseri-lo na internet. Com isso ele fica disponível para o mundo inteiro. Não há problema de distribuição. Basta divulgá-lo a fim de que as pessoas saibam de sua existência. O que é mais, o leitor não precisa despender dinheiro para comprá-lo. Basta ter o URL em que o livro se encontra, acessá-lo e pronto. Está com o livro inteiro na tela de seu computador. Isso representa uma grande vantagem para os estudantes, geralmente com pouco dinheiro para comprar livros em papel, geralmente com preços além de suas possibilidades.

Publicaremos livros não só estrita e declaradamente ecolinguísticos. Poderão ser considerados também originais que associem "língua" e "meio ambiente", "língua" e "natureza", enfim, áreas afins da Ecolinguística, de outras perspectivas. Iniciamos a série com um livro que esteve disponível apenas na internet desde 1999. Agora, lançamos sua segunda edição, sob a forma de e-book. Tanto ele quanto os demais que eventualmente vierem posteriormente obedece(rão) a todas as regras de boa edição, tais como originalidade, qualidade da obra, possível contribuição para a área em questão etc. Todos passarão pelo crivo de pelo menos dois avaliadores. Como é de se esperar de qualquer livro acadêmico, nossos livros têm Ficha Catalográfica e ISBN, como qualquer livro em papel.